BH e Região Metropolitana:
(31) 2533-5500
Whatsapp:
(31) 2533-5555
Demais Localidades:
4000-1312

notícias

Alternativa para tratamento de dores na coluna
Alternativa para tratamento de dores na coluna
04 de outubro de 2019

De acordo com o Ministério de Saúde, as dores lombares representam o maior motivo de faltas ao trabalho entre a população brasileira. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial convive com o problema. Trata-se da principal condição de saúde que leva a incapacidade, como apontou estudo recente publicado pela revista científica The Lancet.

 As dores na coluna impactam, além das atividades profissionais, outros aspectos da vida cotidiana, a exemplo de Anderson Carlos dos Santos, de 41 anos, que sofreu por mais de dois anos com esses problemas e, após várias tentativas de tratamentos, foi submetido ao procedimento de artroplastia - técnica minimamente invasiva e inovadora que consiste na cirurgia de retirada do disco intervertebral lombar fragilizado e sua substituição por uma prótese de alta tecnologia. Realizado no centro de excelência em neurocirurgia do Hospital Alvorada Brasília, localizado na Asa Sul do Distrito Federal, a cirurgia foi considerada um sucesso e, hoje, após poucas semanas do tratamento, o paciente já sente os resultados de viver sem as fortes dores.

"Meus dias mudaram completamente e estou sem nenhuma restrição dos meus movimentos. É muito difícil conviver com dores que, dependendo da intensidade, impactavam diretamente em todas as atividades da minha rotina", comemora o paciente, que já retornou ao trabalho.

Eidmar Augusto Neri, neurocirurgião do Hospital Alvorada Brasília e responsável pelo procedimento, explica que o maior benefício da técnica é a segurança que a cirurgia tem, além de proporcionar a redução imediata das dores intensas que os pacientes apresentam, não traz nenhuma perda ou limitação dos movimentos da coluna ou quadril.

"A inovação nesse tipo de cirurgia deve-se ao grande avanço tecnológico obtido ao longo dos últimos anos no desenvolvimento das próteses. A artroplastia lombar é indicada para tratamento dos pacientes com queixas de dor na coluna lombar e nervo ciático, as quais podem ser causadas por diversas doenças que atingem o disco intervertebral (discopatias)", observa o especialista.

Ainda de acordo com o neurocirurgião, um dos maiores diferenciais está relacionado à manutenção dos movimentos fisiológicos da coluna e do quadril após a cirurgia, sem a necessidade de realizar o bloqueio dos movimentos fisiológicos existentes entre duas ou mais vértebras, cirurgia conhecida como artrodese lombar.

 

Texto concedido pelo Hospital Alvorada de Brasília.

VOLTAR